Conhecendo o Rio: Museu Militar Conde de Linhares | São Cristovão

Hoje eu estou começando uma tag bem legal, a Conhecendo o Rio, que era uma das minhas ideias quando comecei o blog. Poder mostrar um pouco dos espaços culturais do Rio de Janeiro. E olha, que o Rio não é feito apenas de praia e caipirinha rsrs, mas tem um apelo muito grande pra cultura, os períodos coloniais e militares, como o Museu que eu vou falar hoje.

Para quem não mora no Rio, provavelmente não conhece o peso histórico que São Cristóvão carrega. Este simpático bairro da zona norte, conhecido também como bairro imperial, foi um dos bairros mais nobres do Rio, onde D. João morou ao chegar no Brasil, e suscetivamente seu filho, D. Pedro com sua esposa D. Maria Leopoldina Josefa Carolina. E a história continua com seu filho, e por ae vai…

Até hoje, preserva alguns poucos casarões que remetem a esse passado nobre, assim como os nomes das ruas. Porém, a modernização urbana, foi destruindo o que não fora tombado, e aos poucos, o bairro foi deixando de ser nobre e se tornando mais um bairro da zona norte. Infelizmente! Lamúrias de lado, vamos ao que interessa: o Museu Militar Conde de Linhares.

museu-militar-conde-de-linhare-conhecendo-o-rio-blog-da-diicase.jpg

Recebeu este nome em homenagem a D. Rodrigo de Sousa Coutinho, o Conde de Linhares, nobre que acompanhou a transferência da corte portuguesa para o Brasil. O imóvel foi erguido em 1921, onde inicialmente era o quartel da 1° Companhia de Metralhadoras. Após passar por reformas, em 12 de outubro de 1998, foi inaugurado como museu. E, em maio de 2001, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Fundação Cultural do Exército Brasileiro e da iniciativa privada, passou a funcionar como Centro Cultural.

Este simbólico museu está localizado num ponto estratégico do bairro, é quase impossível não passar pela rotatória que fica na frente dele. Mostra toda a história do Exército Brasileiro desde a sua formação até os dias de hoje. No acervo permanente, é possível ver muito material utilizado em campo de batalha como armamento, meios de transporte, equipamentos de comunicação, instrumentos cirúrgicos e indumentárias. Além de armamentos estadunidenses e alemãs, utilizados na Segunda Guerra Mundial.

Nos fundos do museu tem o Pátio de Blindados, que tem os blindados e peças de artilharia. É como ver aquelas miniaturas que vende nas Lojas Americanas, em forma natural, dá vontade de se pendurar quem nem macaco em galho. É como ter uma aula de história, de maneira muito mais legal, é claro! hehe (alô fessores, levem seus alunos lá!)

museu-militar-conde-de-linhare-patio-dos-blindados-conhecendo-o-rio-blog-da-diicase.jpg

O museu também investe na interação com a comunidade local, criando espaços culturais abertos ao público como Exposições de Artes Plásticas; Projetos dedicados à música como o Música no Museu, Banda no coreto e Encontro de corais; e por fim, Encontro de Veículos Antigos Nacionais, que reúne expositores e seus carros bolados. Excelente para quem gosta de carros.

Para quem quiser conhecer o Museu Militar Conde de Linhares, ele fica localizado na Avenida Pedro II, n° 383 – São Cristovão. Aberto para visitação de terça a domingo e feriados, das 10 às 17h. Contato: (21) 2589-9581, 2589-9734, 2589-1683; e-mail: mmcl@fortedecopacabana.com.

Apertos,

Fonte: 1, 2.
Anúncios

._.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s