Leituras Teatrais: Casa de Bonecas

Hoje eu quero começar algo diferente. Gostaria de aproveitar que estou realizando essas leituras no teatro, e propor um debate sobre aqui no blog. Vou começar com o primeiro livro que eu li, Casa de Bonecas (Henrik Ibsen). Quem curtir, é só sugerir mais títulos! 😉

Na história temos Nora, casada com Torvald um advogado que assumirá uma posição de diretoria em um Banco após as festas de fim de ano. Ele a trata com apelidos carinhosos, mas ao mesmo tempo como uma mulher incompetente; sendo que nessa dubiedade, existe um jeito quase infantil no tratar. Será que Nora é feliz desse jeito?

Existe uma amiga, a Kristina, que é viúva, independente e trabalheira. Ela entra na história ao visitar Nora. Seria ela uma influenciadora da reviravolta da história?

Dr. Rank amigo da família Helmer. Sua constante presença na casa dessa família me causa desconfiança desde a primeira fala.

Krogstad, o que será que ele fez de tão ruim para que passasse a ser malvisto? Isso me deixou muito curiosa, e eu fiquei pensando: ahh menos ai Torvald!

Eu achei que o final do livro não poderia ser diferente. Uma hora todas nós cansamos de certas situações, e mesmo que a gente espere o “milagre”, não é para sempre e pequenas coisas/ atitudes demonstram que ela nunca irá acontecer.

Aqui temos também o filme, de 1992. Disponível legendado em português, e está certinho com o livro. E você encontra o livro em pdf pelo Google da vida.

E você, já leu/ assistiu? Qual sua impressão sobre os personagens, história e a atitude final?

Apertos,

._.

