Resenha: Livro “Cabaret Les Amants”

cabaret-les-amants-rohan-baruck

Cabaret Les Amants
Autor:
Rohan Baruck
Ano:
2015
Editora:
AG Books
Páginas:
116
Comprar: https://goo.gl/77yb6t
Versão Ebook: https://goo.gl/9mviNf

Em um casarão no meio da floresta, seis moças são preparadas por uma velha senhora para uma tarefa tão intrigante quanto seu objetivo: receber os deuses em um ritual que mantém a casa longe das impurezas e maldições do mundo exterior. Com o rosto coberto por um pano, esses deuses escolhem apenas algumas das moças para que sejam o templo da sua glória e possam corresponder a essa honra dando à luz a uma menina. Entretanto, se a escolhida não estiver devidamente preparada, pode acabar gerando uma aberração com o poder de amaldiçoar suas irmãs. Para evitar este mal, o fruto de sua impureza deverá ser descartado. Em meio a essa visão de tamanha brutalidade, Isabel, uma das filhas de Teresa, some no meio da floresta e é encontrada com uma súbita perda de memória. Quando volta para o casarão, a mulher começa a desvendar alguns mistérios que lhe farão lembrar do que aconteceu antes de se perder na floresta e lhe darão a certeza de que precisa fugir desse lugar.

Cabaret Les Amants foi escolhido para estrear essa tag, por motivos de: foi escrito por um amigo querido! É um suspense que começa calmo, apresentando as principais personagens. Ao avançar da leitura, você compreende o cenário e aquilo te prende, e te deixa mais ou menos assim: “qui qui ta com teceno?”.

“O lugar parecia não ser limpo há muito tempo. Alguns móveis de madeira desgastada, com traças aparentes compunham o quarto, bem como uma cama, em mesmo estado, onde estava a mulher da floresta. Diferentes da imagem inicial, ela já apresentava uma aparência melhor. Limpa, agora usava uma camisola branca, com algumas manchas de sujeira. ‘Isabel, esse é o nome dela. O nosso novo presente'” (pág 5)

O primeiro capítulo já te apresenta ao primeiro suspense que o livro terá. Intitulado de “Bem vinda de volta“; conhecemos Isabel, uma mulher que acorda na cama de um velho casarão.  Se depara com Teresa – uma velha senhora – e Clarissa – uma adolescente de 14 anos. Isabel não sabe como foi parar lá e nem que ano está. É lembrada por Teresa, “é 12 de março de 1905”. A vitrola ecoa pela velha casa, onde moram ainda Dalva, Amélia, Ana e Antonieta, suas irmãs.

“Isabel ainda tenta assimilar tudo o que ouviu. Fica olhando para o quadro e só se lembra dos homens que a resgataram na floresta. Fica aflita só de lembrar. De tanto olhar para a pintura, percebe um rabisco no canto do quadro. Está bem pequeno, então se aproxima um pouco mais para ver. É uma assinatura: MAGRITE, 1928.” (pág 12)

O quadro, que a principio seria apenas um item de decoração da casa, pode ser uma peça fundamental para que Isabel comece e entender o que seus lapsos de memória querem dizer. No livro existe uma aflição pela descoberta que é passada a cada página, a cada nova descoberta do leitor a respeito de Teresa e suas filhas. Quais são os mistérios que rodeiam os homens de rosto cobertos? Por que para Teresa existem demônios? Nhaendara?

Todos esses questionamentos fazem parte de um grande quebra-cabeça, que ao começarem a se encaixar, dão mais forma à trama. Eu, pelo menos, comecei a ficar aflita com o avançar dos capítulos e  quando conheci mais sobre a Teresa e seus convidados. Caminhando para o final, a história fica mais intensa. Tem correria, babado e confusão!hehe Pessoas aparecem e memórias se tornam mais vivas, o que ajudam para o desfecho de tudo.

Se você espera um livro que te prenda, pode apostar neste. Isso sem falar que possui uma leitura fácil e rápida (afinal, são apenas 116 páginas). Ótima para quem quer se entreter com uma novidade num fim de semana.

Veja também:

  • “Guest Post: Era uma vez… um livro”, por Rohan Baruck no blog QG da Bruna > http://goo.gl/mGdxwL.
  • O Lugar da Coisa Toda, blog do escritor Rohan Baruck: http://goo.gl/PU4WNS.

Anúncios

._.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s