Minha nada mole vida de concurseira

Pois é, tô num sufoco danado de estudo para uma prova com previsão para julho. Fiz uma pausa para poder respirar porque já estava surtando com os 20 livros na minha frente, rascunhos espalhados na mesa e o grupo do concurso bombando! Já tirei o celular de perto, mas preciso de música pra me concentrar melhor rsrs (meu Spotify só está funcionando no celular, Oh God!)

No meu caso, é um concurso muito específico, para uma carreira que é um sonho desde criança. Ai já viu né, a pessoa enlouquece quando sai o edital. Se trata do concurso para Oficial da Marinha do Brasil. É um concurso anual, com pouquíssimas e a cada ano que passa mais concorridas vagas. Para comunicação social varia entre 1 – 3 vagas.

Minha primeira prova foi em 2014. Naquele ano entrei em um grupo no Whats app de estudos, e a galera pegava super pesado, apareciam para contribuir no tira-dúvidas e foi assim que viramos amigos rsrs. Mais recentemente, entrei em um segundo, que ainda recebe membros e vamos nos ajudando na compra dos livros, para encontrar material na edição certa, enfim, é bem legal para se ter um incentivo. Não somos concorrentes, somos pessoas em busca de um objetivo. Afinal, nosso único concorrente somos nós mesmos 😉

No primeiro ano, fiz na cara e na coragem sem estudar necas; para não dizer que fiz tão perdida no mapa, li um livro da bibliografia que tinha disponível na faculdade. Acertei 25 questões de 50. Fiquei de boa, afinal, sem estudar seria um verdadeiro milagre conseguir ser aprovada. Quatro amigas do grupo foram aprovas, fizeram os testes, mas apenas duas assumiram os cargos. Isso me deu um fôlego danado de não desistir de estudar, a certeza de que não é impossível!

Para a segunda prova, resolvi me dedicar um pouco mais. Comprei os livros do edital passado e fui lendo. Quando saiu o edital já tinha lido bastante, restando alguns novos, cerca de nove livros. Me dediquei o máximo que pude. Mas acordando às 5h para ir trabalhar e chegando em casa às 20h, era um pouco ingrato o tempo de estudo. Eu tinha apenas o trânsito como local para ler os livros e o horário de almoço. Em casa, era 1h e sono. Nessa também acertei 25. Foi um choque! Chorei por dois dias seguidos, olhando os livros na mesa com vontade de incendiá-los.

Agora estou indo para a terceira prova. O edital saiu dia 19/04, mamis deu aquela força e comprou meus livros, são oito livros novos no total, chegando calmamente – tanta calma me estressa!rs Já li um dos novos, e dois que ainda faltavam do edital passado (eram enormes!). A previsão de prova é para antes das Olimpíadas. Aos poucos estou reorganizando o cronograma de estudos, arrumando os resumos e preparando os fichamentos. Pelo menos esse ano, vou ter a oportunidade de me dedicar em tempo integral, estudando em casa e tentando focar o máximo que eu puder! As vezes a gente escapole, olha o Facebook, conversa nos grupos do “zap zap”.. mas sem deixar a peteca cair! rsrs

Se eu vou passar esse ano? Só Deus sabe. Se não acontecer, ano que vem tem mais e a gente tenta até conseguir! Só sei que a minha parte eu vou fazer. Ah sim, é uma vaga só, mas é aquilo: “Você só precisa de uma vaga”. Boa sorte pra nós!

Agora vou estudar, beijos :*

Ps1: Caso você queira fazer a prova, e precisa de ajuda, existem grupos no Facebook sobre. Quem precisar de help, só falar que eu ajuda! 

._.

