Já vai Orkut? Fica, vai ter bolo!

Aperta o play e vamos curtir essa sonzera…

Era sábado de manhã e a minha amiga Bárbara me chamou no MSN, pediu meu e-mail e disse que ia me enviar o convite pra entrar no Orkut. Meu convite entrou no e-mail de noitinha. Tava lá dizendo que alguém queria que eu fizesse parte da rede dele, e blablabla.. nem devo mais ter esse e-mail. Mas uma coisa é fato: eu estava me achando! Fazia parte da rede social mais famosa do mundo, que só quem era convidado entrava, era tipo ser Delta Kappa AHAHAHAHA Mas eu tenho um desconto para tamanha emoção, eu tinha 15 anos e era tudo o máximo, né? Era engraçado assistir o jornal e ver os âncoras dizendo que uma rede social tomava conta da internet, mas para fazer parte as pessoas só deveriam receber um convite pelo seu e-mail. Era um auê só! Todo mundo queria se sentir exclusivo, conhecer a tal rede social famosa…

Era tudo azul num tom diferente, meio candy. Lá estava sua foto mais diva/ divo do mundo, começava o conceito de ostentação na rede. Uma caixa sinalizava que ali deveria ter x amigos seus, geralmente o pessoal saindo adicionando todo mundo pra ter número. Nem existia o SVD naquela época. Mais embaixo, suas comunidades, as melhores eram as mais idiotas do tipo “Queria sorvete, mas era feijão”. Brabo era o “Quem sou eu”. Começava-se o texto com “Difícil falar de mim…”, ae geral virava poeta e saia escrevendo trechos de Clarice Lispector, ou aquele texto que você lia de ambos os lados (que eu não sei de quem é). Pessoal ainda não conhecia Caio F. de Abreu, isso é do Facebook. Eu coloca as músicas do Forfun HAHAHAAH Ahh e a briga pelo topo dos depoimentos? Quem começou com isso? “O topo é meu…” uma letra de cada cor e com símbolos, letras, números; uma verdadeira favela textual HAHAAHA

O Orkut foi uma revolução na forma de comunicação, aproximação entre pessoas e expressão. Minha mãe achou seus amigos de escola, depois de 28 anos, através do Orkut; marcaram encontros e se vêem até hoje. Os fóruns já me ajudaram muito, em relação a adquirir produtos novos, comprei minha impressora lendo nos fóruns sobre tecnologia uma dica de onde era mais barato e o modelo ideal.  Era o digital começando sabe? Quem diria que viraria uma matéria no curso de Comunicação Social? Que as pessoas deveriam saber maneiras adequadas de atrair seguidores para suas comunidades e perfis? O querido e também odiado Marketing Digital hehe

Pois bem, depois de 10 anos, o Google anunciou que a rede social seria descontinuada em 30 de setembro de 2014. Não sei se foi uma comoção, mas as pessoas começaram a fazer matérias nostálgicas sobre as melhores comunidades e como a rede foi importante. Todo mundo entrava no Orkut e ria dos seus .~NoMeXxInHoUxX~. cheios de firulas, suas fotos no perfil de quando ainda eram adolescentes (como no meu caso) e pensar “como eu tive coragem de entrar nessa comunidade?”.

O Facebook talvez tenha pego esse conceito inicial de relacionamento na internet e tenha transformado numa ideia bem mais elaborada e viciante, e por fim, deixou a casa vazia… talvez não, o fez né, e assim o Orkut ficou obsoleto. Mas enquanto houve fôlego, foi divertido. É triste se despedir sabe? Mas já que é necessário, só tenho uma coisa a dizer: Obrigada, Orkut! 🙂

orkut_b

Vale ler:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/que-feio-servidor-orkut-encerra-as-atividades-14076716

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/fica-orkut-ainda-ha-vida-nas-comunidades-14077073

Apertos,

._.

