Analogicamente falando prefiro LOMO!

“Não pense, apenas Fotografe! “

Devo dizer que nada sei sobre LOMOGRAFIA agora ou deixo pra mais tarde produção? hehe

Como sou amostrada:

Foi em 1982 que o General Igor Petrowitsch Kornitzky, que era admirador de uma máquina fotográfica japonesa, Cosina CX-1, pediu para seu braço direito comandante e Diretor da Lomo Russa Armas e Fábrica Óptica Michail Panfilowitsch Panfiloff examinasse a tal máquina. Vendo seu potencial, os dois ordenaram que fosse produzida em massa máquinas pequenas, robustas e fáceis de manipular, assim surge o primeiro protótipo da LOMO LC-A.
Em 1984 elas começam a ser comercializadas a baixo custo, com apenas 1100 unidades por mês e avançando assim países comunistas como a Polônia, Tchecoslováquia e Cuba.
A grande descoberta aconteceu em 1991 por um grupo de jovens alunos vienenses que, em uma loja antiquada de câmeras se depararam com uma LOMO LC-A. As fotografias feitas e reveladas causaram interesse em amigos e familiares que queriam ter sua própria LOMO.
Foi durante o verão de 1992 que surgiu a LSI – Sociedade Lomográfica Internacional. De onde sairão as 10 regrinhas de ouro e publicadas no jornal Wiener Zeitung. Logo o Conselho da Cidade de Vienna arrumou um canto para servir de base, sendo este uma casa vazia em Breitegasse, no 7°. distrito da Cidade. Foi lá que aconteceu a primeira exibição lomográfica, onde foram vendidas 700 LOMO LC-A, nascendo assim a LomoWall. Em 1992, aconteceram exibições lomográficas em NYC e em Moscou, com uma grande LomoWall em cada cidade. Meses depois, a primeira embaixada Lomográfica foi criada em Berlin!

Depois desse sucesso todo, as Lomos passam por um desafio, as fábricas russas decidem parar, mas o sucesso de vendas convenceram o proprietário e o vice Presidente Vladimir Putin a se mudarem e continuarem a produção. Após essa mudança, em 1997 o website é relançado e modificado de lomo.com para lomography.com , neste mesmo ano é feito o primeiro Congresso Lomográfico Mundial em Madri, que contava com uma LomoWall de mais de120 metros, ou seja, 35.000 lomografias!!
Em 1998 aSociedade Lomografica Internacional lança a câmera de 4 lentes Actionsampler na Photokina, uma “estranha” câmera de plástico que tira quatro imagens seqüenciais em um único filme de 35mm. Ualll!!
A primeira loja Lomography no mundo surge no verão de 2001 em Kunsthalle (Art Hall Contemporâneo) na Vienna Museums Quartier, apresentando uma repleta LomoWall, extensa linha de produtos inovadores e itens, tendo ainda neste evento, workshops e outras atividades. Depois de muito sucesso com as câmeras, a Lomography expande para linhas de acessórios para guardar câmeras, filmes e até um laptop pequeno com uma linha de bolsa Sidekick TPE. Logo após vieram itens fashionscomoblusas, outros modelos de bolsas, capas para câmeras…

Em 2006, na China é introduzida a LC-A+, uma reprodução fiel à câmera LC-A Russa, oferecendo as mesmas qualidades que a original com novidades, por exemplo multiplas exposições e opção de utilizar acessórios exclusivos. O ano seguinte presenciou a abertura da Gallery Stores em Hong Kong, Paris e Seul, trazendo consigo uma reprodução fiel das câmeras dos anos 60 como Diana. Foi em 2008 que Lubitel + chegou, trazendo consigo todo o orgulho desse sucesso que foi demonstrado no Convenção Photokina em Cologne, Alemanha, declarando que “o futuro é analógico”e exibindo assim uma extensa LomoWall que cobriu ambas as paredes e o chão. O site foi re-lançado em 2009 com um modelo mais leve e com mais seções de interação. E os avanços não pararam por ae, em outubro do mesmo ano, foi aberta a primeira LomoWall da America Latina que fica no Rio, mais precisamente em Ipanema e a segunda foi inaugurada dia 30/11 na Rua Augusta em Sampa. 

Ufa! Depois dessa história toda, só nos resta falar sobre esses efeitos diferentes! O “efeito lomo” é produzido por uma câmera automática de alta sensibilidade, capaz de registar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste na recepção contínua de luz que é feita através do sistema de exposição automática, chegando a durar 30 segundos. As lentes das máquinas Lomo são de plástico e produzem efeitos artísticos. (fonte: Wikipedia) Depois dessa definição by Wiki devo confessar que fui ler sobre isso a primeira vez no blog GE, que tinha uma tag sobre a  NUTA e vinha mostrando um monte de câmeras bonitinhas e que eram chamadas de câmeras LOMO, logo fiquei (?)!kkk
Sendo assim, fui a caça de artigos sobre essas câmeras, que parece que viraram um fenômeno, tanto pelo modelo, quanto pelas cores – ou vice versa!kkk
No Acesso MTV teve a Mari Moon (♥) falando sobre elas. Tem algumas fotos, dicas e “tira duds”. Vale conferir!!
Existem também blogs especializados no assunto, achei esse incrível http://lomografia.wordpress.com . Tem explicações, funcionalidades, dicas….
Foi dessa busca que desenvolvi esse “amor” que só God sabe de onde, e a temporada de caça foi aberta, com total esperança de saber mais e mais sobre essas maquininhas que além de lindas e estilosas, trazem um formato de foto e cor bem diferentes do que conhecemos através das Nikons “nossa de cada dia”.
E minha paixão por fotografia ganhou mais um mimo!

As regrinhas massa da Lomografia!

1. Leve sua Lomo onde for.
2. Fotografe a qualquer hora, dia e noite
3. Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
4. Fotografe sem olhar no visor.
5. Se aproxime ao máximo do objeto desejado.
6. Não pense
7. Seja rápido
8. Você não precisa saber antes o que está fotografando … Nem depois.
9. Não se preocupe com as regras.
10. Esqueça de tudo. Descubra sua própria maneira e comece a fotografar.

É isso, agora é só esperar para ver o que teremos de novidade por ae…

Anúncios

._.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s